Como fazer uma denúncia

Para denunciar maus tratos e violências contra crianças e adolescentes você pode utilizar os seguintes serviços:

Disque Denuncia

Tem ligação direta ao Conselho Tutelar. Este serviço permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato.

Grande São Paulo
0800-156315

Outras cidades paulistas
(11) 6224-3040

Rio de Janeiro
(21) 2253-1177 (Rio de Janeiro – RJ)
(21) 0300 253 1177 (Interior – rj)

Disk 100

De qualquer telefone no território nacional. Denúncias de violação de direitos de crianças ou adolescentes, especialmente em casos de abuso ou exploração sexual. A denúncia é anônima e o serviço gratuito. Funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.

55 61 3212.8400 – para ligação internacional (fora do Brasil).

190 - Polícia Militar

191 - Polícia Rodoviária Federal

181 - Disque Denúncia (para todo o Estado de São Paulo)

(11) 3188-4130 – Se estiver em outro estado e quiser fazer uma denúncia referente ao Estado de São Paulo.

Você também pode procurar o Conselho Tutelar da sua cidade

Os maus tratos físicos podem ser detectados facilmente, principalmente quando há presença de marcas no corpo da criança e dores intensas causadas por alguma lesão. O que é mais difícil de detectar, segundo especialistas, são os aspectos problemáticos do emocional da criança, quando agredida.

Prestar atenção no que a criança não diz também é muito importante. Mudanças de comportamento são o que mais indica que algo de anormal está acontecendo. Geralmente a criança não denuncia porque tem medo e vergonha de falar sobre o assunto. Manter diálogo aberto para que a criança se sinta segura para falar de qualquer assunto, é uma boa saída, além de encaminhar a um especialista e é claro, não deixar de denunciar. A denúncia é importante porque ajuda a identificar, resolver, e quem sabe erradicar os casos de maus tratos a crianças.